Campanha - canil de fafe
Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente. Os princípios básicos das idéias de Darwin podem ser resumidos no seguinte modo:
.
REFLEXÃO
O meio exerce uma selecção natural que favorece os indivíduos portadores das características mais apropriadas para um determinado ambiente e num determinado tempo. No seio de uma população certos indivíduos apresentam carcaterísticas que lhes conferem uma melhor adaptação em relação aos outros. Os mais aptos vivem mais tempo, reproduzem-se mais e transmitem as suas características aos descendentes.
Segundo Lamarck o ambiente condiciona a evolução, levando ao aparecimento de características que permitem aos indivíduos adaptarem-se às condições do ambiente onde vivem. A adaptação representa, então, a necessidade que os seres vivos possuem de desenvolver caracteristicas estruturais e funcionais que lhes permitem sobtreviver em determinado ambiente.
A Lei Do Uso e Desuso, explica as modificações que leva à adaptação isto é:
Se um orgão é muito utilizado desenvolve-se, tornando-se mais forte, vigoroso ou de maior tamanho. Nos animais que não passaram o limite do seu desenvolvimento o uso mais frequente e continuo de um orgão fortalece, desenvolve e aumenta gradualmente esse orgão. Por outro lado a não utilização permanente de qualquer orgão causa o seu enfraquecimento e deteorização e diminui progressivamente a sua capacidade para funcionar, até que finalmente desaparece.
A Lei Do Uso e Desuso é:
"Aquela, que quanto mais se usa cresce e quanto menos se usa encolhe"
BIBLIOGRAFIA
http://www.movam.org/2009/08/lei-do-uso-e-desuso-em-nossa-sociedade.html http://sti.br.inter.net/rafaas/biologia-ar/introducao.htm
Evolução
TEMA: EVOLUÇÃO - FIXISMO E EVOLUCIONISMO
.
Para uma melhor compreensão desta matéria, visualiza este vídeo .
.
Na espirogira, os dois filamentos desta que se encontram próximos, formam canais denominados como tubos de conjugação através dos quais o conteúdo de cada célula de um dos filamentos se movimento até ao outro filamento. O conteúdo celular que se movimenta constitui o gâmeta dador e o que permanece imóvel o gâmeta receptor.
.
.
.
REFLEXÃO
A espirogira é uma alga verde pluricelular filamentosa que tem a capacidade de se reproduzir. Isto pode acontecer de duas formas, assexuadamente e sexuadamente. Como sabemos a reprodução assexuada ocorre quando as condições do meio são favoráveis, através da fragmentação. Já a reprodução sexuada ocorre sob condições ambientais desfavoráveis obtendo-se uma célula haplóide.
TEMA: CICLOS DE VIDA
Tipos de ciclos de vida:
REFLEXÃO
Esta postagem, traduz a definição de um ciclo de vida, em como os vários tipos que existem. Em síntese podemos diz que existem três, o ciclo de vida haplonte, o diplonte e o haplodiplonte. A denominação destes deve-se ao tipo de meiose a que se encontra associado.
BIBLIOGRAFIA
http://os5dabioegeologia.blogs.sapo.pt/3568.html. Preparar exames e preparar testes.
Diapositivos do cientic.