Campanha - canil de fafe

TEMA: CAMPANHAS DE ADOPÇÃO


Sabias que, mesmo na tua cidade existe um canil com inúmeros cães?


Pois, e também têm sido feitas várias campanhas de adopção destes animais bem como angariação de alimentos e fundos . Infelizmente as condições do canil municipal de fafe não são as melhores, no entanto de todos contribuirmos um pouquinho podemos-lhes proporcional uma melhor qualidade de vida. Outra forma de resolver as coisas é adoptares um animal destes, acredita que são extremamente divertidos e uma doçura.


Por isso, pensa na vida miserável que estes animais levam e ajuda-os.


Visita este site ( http://www.addaf.com/ ) e poderás encontrar toda a informação necessária. Em caso de dúvida : tixa23@hotmail.com.
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Evolução - Lamarck e Darwin - Comparação

Evolução


TEMA: EVOLUÇÃO - COMPARAÇÃO ENTRE LAMARCK E DARWIN


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Notícia - Sismo em Portugal


NOTÍCIA


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Citação

'' Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não ajudam nem tomam em consideração as condições dos animais."

(Abraham Lincoln)

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Evolução - Darwinismo

Evolução


TEMA: EVOLUÇÃO - DARWINISMO

Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente. Os princípios básicos das idéias de Darwin podem ser resumidos no seguinte modo:



  • Os indivíduos de uma mesma espécie apresentam variações em todos os caracteres, não sendo, portanto, indenticos entre si.
  • Todo organismo tem grande capacidade de reprodução, produzindo muitos descendentes. Entretanto, apenas alguns dos descendentes chegam à idade adulta.
  • O número de indivíduos de uma espécie é mantido mais ou menos constante ao longo das gerações.
  • Assim, há grande "luta" pela vida entre os descendentes, pois apesar de nascerem muitos indivíduos poucos atingem a maturalidade, o que mantém constante o número de indivíduos na espécie.
  • Na "luta" pela vida, organismos com variações favoráveis ás condições do ambiente onde vivem têm maiores chances de sobreviver, quando comparados aos organismos com variações menos favoráveis.
  • Os organismos com essas variações vantajosas têm maiores chances de deixar descendentes. Como há transmissão de caracteres de pais para filhos, estes apresentam essas variações vantajosas.
  • Assim , ao longo das gerações, a acuação da seleção natural sobre os indivíduos mantêm ou melhora o grau de adaptação destes ao meio.

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REFLEXÃO

O meio exerce uma selecção natural que favorece os indivíduos portadores das características mais apropriadas para um determinado ambiente e num determinado tempo. No seio de uma população certos indivíduos apresentam carcaterísticas que lhes conferem uma melhor adaptação em relação aos outros. Os mais aptos vivem mais tempo, reproduzem-se mais e transmitem as suas características aos descendentes.


BIBLIOGRAFIA

http://www.notapositiva.com/resumos/biologia/fixismovsevolucionismo.htm http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=darwinismo+blog+&meta=&aq=f&oq= http://sti.br.inter.net/rafaas/biologia-ar/introducao.htm

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Evolução - Lamarckismo

Evolução



TEMA: EVOLUÇÃO - LAMARCKISMO



Lamarckismo

Segundo Lamarck o ambiente condiciona a evolução, levando ao aparecimento de características que permitem aos indivíduos adaptarem-se às condições do ambiente onde vivem. A adaptação representa, então, a necessidade que os seres vivos possuem de desenvolver caracteristicas estruturais e funcionais que lhes permitem sobtreviver em determinado ambiente.


A Lei Do Uso e Desuso, explica as modificações que leva à adaptação isto é:

  • A necessidade cria um orgão

  • A função modifica-o


Se um orgão é muito utilizado desenvolve-se, tornando-se mais forte, vigoroso ou de maior tamanho. Nos animais que não passaram o limite do seu desenvolvimento o uso mais frequente e continuo de um orgão fortalece, desenvolve e aumenta gradualmente esse orgão. Por outro lado a não utilização permanente de qualquer orgão causa o seu enfraquecimento e deteorização e diminui progressivamente a sua capacidade para funcionar, até que finalmente desaparece.

A Lei Do Uso e Desuso é:


"Aquela, que quanto mais se usa cresce e quanto menos se usa encolhe"



REFLEXÃO

O meio é agente causador das modificações, isto é, uma alteração do meio provoca nos seres vivos o aparecimento de novas características que lhes permitem a adaptação a esse ambiente. Esta tem como princípios a Lei do Uso e do Desuso que diz ''A necessidade cria um órgão e a função modifica-o'' isto é quando um orgao não é usado deixa de existir ou é modificado de acordo com o uso. O outro princípio é a Lei da transmissão dos caracteres adquiridos, em que as alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas aos descendentes.



BIBLIOGRAFIA

http://www.movam.org/2009/08/lei-do-uso-e-desuso-em-nossa-sociedade.html http://sti.br.inter.net/rafaas/biologia-ar/introducao.htm


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Citação



'' as espécies menos perfeitas, mais delicadas, menos activas, menos armadas, já desapareceram ou vão desaparecer''.
(Buffon)

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Evolução - Fixismo e evolucionismo

Evolução

TEMA: EVOLUÇÃO - FIXISMO E EVOLUCIONISMO

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Para uma melhor compreensão desta matéria, visualiza este vídeo .

(De momento não estou a conseguir incorporar este video, no entanto tentá-lo-ei fazer o mais rápido possível, peço desculpa).
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REFLEXÃO
Com esta postagem apercebemo-nos que o Fixismo admite que as espécies, desde o seu aparecimento, são imutáveis, ou seja, não sofrem modificações. A explicação para a origem das espécies radicava no Criacionismo segundo esta teoria, os seres vivos foram originados por criação divina, e como tal são perfeitas e estáveis, mantendo-se fixas ao longo dos tempos. No final do séc. XVIII, o Criacionismo, começa a ser posto em causa, o Evolucionismo aparece em oposição ao Fixismo. Este primeiro diz que os seres vivos que existem, actualmente, na Terra são o resultado da modificação de seres vivos que existiram no passado. As espécies dos seres vivos relacionam-se umas com as outras e alteram-se ao longo do tempo.

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Ciclos de vida - Espirogira

Ciclos de vida
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TEMA: CICLO DE VIDA DA ESPIROGIRA
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  • A espirogira é uma alga de água doce.
  • Quando as condições não são muito favoráveis, a espirogira reproduz-se sexuadamente
  • Normalmente reproduz-se assexuadamente, por fragmentação, em condições favoráveis.
  • Os filamentos celulares quebram, originando fragmentos que, por divisões sucessivas das células, regeneram novos tecidos.
  • A meiose é pós-zigótica pois ocorre a seguir à formação do zigoto.
  • É considerado organismo haplonte visto que só o zigoto pertence à fase diplóide.

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Na espirogira, os dois filamentos desta que se encontram próximos, formam canais denominados como tubos de conjugação através dos quais o conteúdo de cada célula de um dos filamentos se movimento até ao outro filamento. O conteúdo celular que se movimenta constitui o gâmeta dador e o que permanece imóvel o gâmeta receptor.

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REFLEXÃO

A espirogira é uma alga verde pluricelular filamentosa que tem a capacidade de se reproduzir. Isto pode acontecer de duas formas, assexuadamente e sexuadamente. Como sabemos a reprodução assexuada ocorre quando as condições do meio são favoráveis, através da fragmentação. Já a reprodução sexuada ocorre sob condições ambientais desfavoráveis obtendo-se uma célula haplóide.

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Ciclo de vida - Polipódio

Ciclos de vida


TEMA: CICLO DE VIDA DO POLIPÓDIO



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Curiosidade - Síndrome de Turner

Sabias que?


TEMA: SÍNDROME DE TURNER


Sabias que a síndrome de Turner é bastante rara e ao contrário da síndrome de Klinefelter afecta apenas indivíduos de sexo feminino e não possui cromatina sexual?


  • O surgimento da síndrome pode surgir quando está ausente o cromossoma x, paterno no espermatozóide.

  • Ocorre apenas numa mulher entre 3000 nascimentos, devido ao grande número de abortos que chega ao índice de 90-97,5%.

  • Algumas consequências são: baixa estatura; pescoço alado; mãos e pés inchados; linha posterior do cabelo baixa; mandíbula pequena e mais baixa; anomalias renais e cardíacas; mau funcionamento dos ovários e inexistência de menstruação; peito largo; braços virados para fora; perda de audição.

  • O diagnóstico pode ser feito em qualquer idade; cerca de 30% das crianças são diagnosticadas ao nascimento e outras 25,5% durante o período médio da infância.

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Ciclos de vida

Ciclos de vida


TEMA: CICLOS DE VIDA

O que é um ciclo de vida?
O ciclo de vida consiste numa sequência de etapas por que passa um organismo desde a formação do ovo até ao momento em que ele próprio se reproduz, através da produção de gâmetas que darão origem a um ovo, que inicia um novo ciclo. É constituído por:


Tipos de ciclos de vida:

  • Ciclo de vida diplonte: Neste ciclo, a meiose ocorre antes da formação dos gâmetas – meiose pré-gamética (Ex: Homem – Na fecundação forma-se um ovo que dá início à diplofase).
  • Ciclo de vida haplonte: Neste ciclo de vida, a meiose ocorre após a formação do ovo ou zigoto – meiose pós-zigótica (Ex: espirogira – alga verde que pode reproduzir-se por dois modos diferentes: assexuada e sexuada).
  • Ciclo de vida haplodiplonte: Neste ciclo, a meiose ocorre antes da formação dos esporos – meiose pré-espórica. (Ex: polipódio – É um feto onde não só existem alternância de fases nucleares (haplofase e diplofase) como também nas gerações (esporófita e gametófita).
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REFLEXÃO

Esta postagem, traduz a definição de um ciclo de vida, em como os vários tipos que existem. Em síntese podemos diz que existem três, o ciclo de vida haplonte, o diplonte e o haplodiplonte. A denominação destes deve-se ao tipo de meiose a que se encontra associado.

BIBLIOGRAFIA

http://os5dabioegeologia.blogs.sapo.pt/3568.html. Preparar exames e preparar testes.
Diapositivos do cientic.

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