Campanha - canil de fafe
Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente. Os princípios básicos das idéias de Darwin podem ser resumidos no seguinte modo:
.
REFLEXÃO
O meio exerce uma selecção natural que favorece os indivíduos portadores das características mais apropriadas para um determinado ambiente e num determinado tempo. No seio de uma população certos indivíduos apresentam carcaterísticas que lhes conferem uma melhor adaptação em relação aos outros. Os mais aptos vivem mais tempo, reproduzem-se mais e transmitem as suas características aos descendentes.
Segundo Lamarck o ambiente condiciona a evolução, levando ao aparecimento de características que permitem aos indivíduos adaptarem-se às condições do ambiente onde vivem. A adaptação representa, então, a necessidade que os seres vivos possuem de desenvolver caracteristicas estruturais e funcionais que lhes permitem sobtreviver em determinado ambiente.
A Lei Do Uso e Desuso, explica as modificações que leva à adaptação isto é:
Se um orgão é muito utilizado desenvolve-se, tornando-se mais forte, vigoroso ou de maior tamanho. Nos animais que não passaram o limite do seu desenvolvimento o uso mais frequente e continuo de um orgão fortalece, desenvolve e aumenta gradualmente esse orgão. Por outro lado a não utilização permanente de qualquer orgão causa o seu enfraquecimento e deteorização e diminui progressivamente a sua capacidade para funcionar, até que finalmente desaparece.
A Lei Do Uso e Desuso é:
"Aquela, que quanto mais se usa cresce e quanto menos se usa encolhe"
BIBLIOGRAFIA
http://www.movam.org/2009/08/lei-do-uso-e-desuso-em-nossa-sociedade.html http://sti.br.inter.net/rafaas/biologia-ar/introducao.htm
Evolução
TEMA: EVOLUÇÃO - FIXISMO E EVOLUCIONISMO
.
Para uma melhor compreensão desta matéria, visualiza este vídeo .
.
Na espirogira, os dois filamentos desta que se encontram próximos, formam canais denominados como tubos de conjugação através dos quais o conteúdo de cada célula de um dos filamentos se movimento até ao outro filamento. O conteúdo celular que se movimenta constitui o gâmeta dador e o que permanece imóvel o gâmeta receptor.
.
.
.
REFLEXÃO
A espirogira é uma alga verde pluricelular filamentosa que tem a capacidade de se reproduzir. Isto pode acontecer de duas formas, assexuadamente e sexuadamente. Como sabemos a reprodução assexuada ocorre quando as condições do meio são favoráveis, através da fragmentação. Já a reprodução sexuada ocorre sob condições ambientais desfavoráveis obtendo-se uma célula haplóide.
TEMA: CICLOS DE VIDA
Tipos de ciclos de vida:
REFLEXÃO
Esta postagem, traduz a definição de um ciclo de vida, em como os vários tipos que existem. Em síntese podemos diz que existem três, o ciclo de vida haplonte, o diplonte e o haplodiplonte. A denominação destes deve-se ao tipo de meiose a que se encontra associado.
BIBLIOGRAFIA
http://os5dabioegeologia.blogs.sapo.pt/3568.html. Preparar exames e preparar testes.
Diapositivos do cientic.
.
Meiose II
.
REFLEXÃO
A meiose, processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomas reduzido pela metade. Por este processo são formados gâmetas e esporos. Esta pode ser reducional possuíndo as etapas da prófase I, metáfase I, anánafase I e telófase I, enquanto que a equacional se baseia na prófase II, metáfase II, anánafase II e telófase II.
BIBLIOGRAFIA
Preparar testes 11º ano
http://www.todabiologia.com/citologia/meiose.htm
http://www.universitario.com.br/celo/topicos/topicos.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Meiose
As bactérias de vida livre estão em todos os tipos de habitat? Por causa de sua capacidade de adaptação, sobrevivem em muitos ambientes que não sustentam outras formas de vida. São encontradas no corpo humano, principalmente dentro do trato digestivo e na pele, nas mais baixas temperaturas da Antártida, em águas ferventes de fontes naturais quentes, nas profundezas escuras dos oceanos, em meio terrestre úmido, e até mesmo em lugares que não tem oxigênio.Parasitas são organismos que vivem à custa do seu hospedeiro, consumindo partes de seu corpo e consequentemente prejudicando o meio.
.
REFLEXÃO
A reprodução sexuada, envolve então a fusão de dois gametas (masculino e feminino), processo que se denomina por fecundação, processo da qual se origina um descendente.
BIBLIOGRAFIA
A reprodução assexuada pode também esbater-se sobre processos de:
.
REFLEXÃO
Mitose - De uma forma resumida podemos dizer que a mitose ocorre quando a célula sofre divisão celular, para se reproduzir, mantendo a mesma quantidade de cromossomas. Esta é constituída por quatro processos específicos:
Citocinese - corresponde à divisão do citoplasma com formação das células filhas.
REFLEXÃO
Esta postagem permitiu esclarecer o processo de divisão celular, com especial atenção para a Mitose e Citocinese. O processo mitótico é constituído por quatro processos encadeados, a prófase, metáfase, anáfase e telófase. A prófase é a etapa mais longa e os cromossomas individualizam-se, desaparecem os nucléolos e a membrana nuclear e afastam-se os centríolos e forma-se o fuso acromático. A metáfase dá-se com a máxima condensação dos cromatídeos, há a formação da placa equatorial. A anáfase ocorre com o rompimento dos centrómeros e a separação dos cromatídeos e a ascensão polar dos cromossomas-filhos. A telófase baseia-se na dissolução do fuso acromático, reorganiza-se a membrana nuclear, e reaparecem os nucléolos. A citocinese ocorre após estes processos.
BIBLIOGRAFIA
http://terragiratg.blogspot.com/2009/10/ciclo-celular-interfase-e-mitose.html http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061004172120AAGyF5w http://www.algosobre.com.br/biologia/divisao-celular.html http://campus.fortunecity.com/yale/757/mitose.htm
REFLEXÃO
Com a elaboração desta postagem apercebemo-nos que há a existência de um ciclo celular, isto é, o conjunto de transformações que decorrem desde a formação de uma célula até ao momento em que ela própria, por divisão, origina duas células-filhas. O ciclo celular divide-se em duas fases, a interfase e a fase mitótica. A primeira é constituída pelo intervalo G1, G2 e a fase S, enquanto que o segundo é constituído pela mitose e citocinese. A mitose, por sua vez divide-se em quatro fases distintas, prófase, metáfase, anáfase e telófase.
BIBLIOGRAFIA
Caderno de aula; Preparar testes 11º ano; Preparar exames 10 e 11º ano;
http://pt.wikibooks.org/wiki/Biologia_celular/Ciclo_celular http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitose
TEMA: MUTAÇÃO EM CHERNOBYL
REFLEXÃO
Com a elaboração deste filme percebi que a síntese proteica baseia-se principlamente em dois processos: a transcrição da mensagem genética e a tradução. O primeiro é o processo de formação do RNA a partir do DNA. Esse RNA formado é o RNAm (RNA mensageiro), que tem como função "informar" ao RNAt(RNA transferência) a ordem correta dos aminoácidos a serem sintetizados em proteínas. O segundo, ocorre no citoplasma, e é a segunda parte da síntese proteica consistindo apenas na leitura que o mRNA traz do núcleo, da qual representa uma sequência de aminoácidos, que constituí a proteína.
BIBLIOGRAFIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADntese_proteica
Universalidade- O código genético constitui uma linguagem comum desde as células mais simples até às mais complexas.
Redundância- Vários codões podme codificar o mesmo aminoàcido, dizendo-se que o código genético é então degenerado.
Ausência de ambiguidade- O mesmo codão não codifica mais que um aminoácido.
REFLEXÃO
Esta mensagem, que elaborei, tenta mostrar que o código genético é um sistema de correspondência entre a linguagem do DNA ( sequências de nucleótidos) e a linguagem das proteínas ( sequência de aminoácidos). Um aminoácido é codificado por três nucleótidos- um codão, originando 64 combinações possíveis. Podemos tabém afirmar que o código genético possui caracteristicas específicas tais como redundância, universalidade, e precisão, no entanto este possui outras que também são importantes e interessantes, como o codão de iniciação (AUG) e os de terminação (UAA, UAG, UGA) .
BIBLIOGRAFIA
Caderno de aula; Preparar testes 11ºano; Preparar exames Manual de Biologia, '' Terra universo de vida'' http://maisbiogeologia.blogspot.com/2008/10/sintese-proteca-o-cdigo-gentico.html http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_gen%C3%A9tico
Legenda
1-Molécula original
2-Moléculas -filha da primeira geração
3-Moléculas -filha da segunda geração
RESPOSTA: Essas cópias são feitas através da duplicação do material hereditário, ou seja, do DNA. Esse processo de duplicação do DNA, chamamos de replicação.
REPLICAÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO
A replicação é um processo no qual uma molécula de DNA dupla hélice é duplicado. Devido ao facto do DNA conter a "informação" que é fundamental para codificar todas as proteínas e RNA's necessários para se "construir" um organismo, é através da replicação que os seres vivos conseguem dar origem a um novo ser que possui as mesmas características de quem o originou, transmitindo assim essas características de geração em geração.
Sabias que?