Síntese de Proteínas - DNA e Proteínas
Síntese de Proteínas
TEMA: DNA E PROTEINAS
O DNA contido no núcleo das células de um determinado organismo constitui o suporte químico da informação genética, mas são as proteínas que determinam a estrutura e a actividade metabólica das células e que, em última análise, são responsáveis pelas características manifestadas por esse organismo. Ao conjunto de proteínas chama-mos então sequência de aminoácidos.
O DNA, para além de dirigir a sua própria replicação, dirige também a síntese de proteínas através do fluxo de informação representado neste esquema:
A síntese de proteínas ocorre nos ribossomas, isto são, organelos não são delimitados por membranas que existem em células eucarioticas e procarióticas. Estes dividem-se em dois, uma subunidade menor e uma subunidade maior. Assim:
A sequência de nucleótidos do DNA contém informação, sob a forma de um código, denominado código genético, que determina a ordenação dos aminoácidos nas proteínas.
REFLEXÃO
Através desta pequena postagem sobre a síntese e proteínas, mais concretamente, o DNA e as proteínas, apercebemo-nos que conceitos como proteínas, sequência de aminoácidos e sequência de nucleótidos. O primeiro indica que a forma, a estrutura e a actividade de uma célula depende destas, o segundo diz que uma sequência de aminoácidos determina uma dada proteina, e por fim, o terceiro ostra que quem contém a informação para especificar a sequência de aminoácidos é a sequênica de nucleótidos do DNA.
BIBLIOGRAFIA
Caderno de aula;
Preparar testes 11ºano;
Preparar exames, 10º e 11º ano;
Manual de Biologia, '' Terra universo de vida''
http://maisbiogeologia.blogspot.com/2008/10/experincia-de-meselson-e-stahl.html
http://maisbiogeologia.blogspot.com/2008/10/sintese-proteca-o-cdigo-gentico.html
http://catareles.no.sapo.pt/Ribossomas.htm
0 Response to "Síntese de Proteínas - DNA e Proteínas"
Enviar um comentário