Replicação semi-conservativa

Replicação




O TESTE DA HIPÓTESE DA REPLICAÇÃO SEMICONSERVATIVA




Matthew Meselson e Franklin Stahl, em 1958 realizaram experiências, que tinham como objectivo comprovar a hipótese semiconservativa, trabalhando com a marcação do ADN por incorporação de Azoto pesado 15N. Os cientistas imaginaram que, se as duas cadeias polinucleotídicas de uma molécula de ADN fossem marcadas, seria possível fazer uma previsão sobre o destino dessas cadeias no decorrer das gerações seguintes.




Legenda
1-Molécula original

2-Moléculas -filha da primeira geração

3-Moléculas -filha da segunda geração


SEGUNDO A PREVISÃO:

a) Após uma replicação, ambas as moléculas filhas estariam marcadas e cada uma delas conteria metade da marcação da molécula mãe original.

b) Após duas replicações, metade das moléculas estaria marcada e, a outra metade não. A metade marcada, conteria a mesma marcação que as moléculas originais (que foram geradas na primeira replicação).
.
.
REFLEXÃO
Com a elaboração desta postagem ficamos a perceber que a replicação semiconservativa significa que cada cópia da molécula de DNA contém uma das cadeias da molécula de DNA original e uma cadeia que se formou de novo através da complementariedade de bases (A-T; C-G). Foi também Meselson e Stahl que comprovaram esta teoria experimentalmente, podendo assim explicar a transmissão do programa genético e a relativa estabilidade da composição do DNA no decorrer das divisões celulares.
.
.
BIBLIOGRAFIA
Apontamentos do caderno de aula;
Preparar testes de Biologia e Geologia, 11ºano



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Replicação semi-conservativa"

Enviar um comentário