Síntese de Proteínas - Código Genético

Síntese de Proteínas


TEMA: CÓDIGO GENÉTICO

Através dos trabalhos elaborados por vários investigadores foi possível conhecer o código genética, isto é, através da correspondência de cada codão com os aminoácidos das proteínas. Deste modo:
Este possui também algumas caracteristicas, das quais:

Universalidade- O código genético constitui uma linguagem comum desde as células mais simples até às mais complexas.

Redundância- Vários codões podme codificar o mesmo aminoàcido, dizendo-se que o código genético é então degenerado.

Ausência de ambiguidade- O mesmo codão não codifica mais que um aminoácido.

REFLEXÃO

Esta mensagem, que elaborei, tenta mostrar que o código genético é um sistema de correspondência entre a linguagem do DNA ( sequências de nucleótidos) e a linguagem das proteínas ( sequência de aminoácidos). Um aminoácido é codificado por três nucleótidos- um codão, originando 64 combinações possíveis. Podemos tabém afirmar que o código genético possui caracteristicas específicas tais como redundância, universalidade, e precisão, no entanto este possui outras que também são importantes e interessantes, como o codão de iniciação (AUG) e os de terminação (UAA, UAG, UGA) .

BIBLIOGRAFIA

Caderno de aula; Preparar testes 11ºano; Preparar exames Manual de Biologia, '' Terra universo de vida'' http://maisbiogeologia.blogspot.com/2008/10/sintese-proteca-o-cdigo-gentico.html http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_gen%C3%A9tico

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Síntese de Proteínas - Código Genético"

Enviar um comentário