Rochas Sedimentares - Classificação

Rochas Sedimentares


TEMA: ROCHAS SEDIMENTARES - CLASSIFICAÇÃO

As rochas sedimentares constituem cerca de 75% da crusta terrestre. Consideram-se três grupos de rochas sedimentares, de acordo com a origem dos materiais que as constituem:

  • Rochas sedimentares detríticas-são constituidas por sedimentos sólidos (detritos) de outras rochas.
  • Rochas sedimentares quimiogénicas-formam-se por precipitação quimica de minerais m solução.
  • Rochas sedimentares biogénicas-resultam da consolidação de restos de seres vivos.

ROCHAS DETRÍTICAS

Constituem mais de 75% das rochas sedimentares da superfície terrestre. Formam-se a partir de fragmentos sólidos obtidos de outras rochas, por processos de meteorização e de erosão.Os sedimentos detríticos são classificados em função do seu tamanho. Os depósitos de balastros, areias, siltes e argilas são consideradas rochas sedimentares detríticas não consolidadas. A consolidação destes sedimentos detríticos, por diagénese, origina rochas sedimentares detríticas consolidadas como, por exemplo, brechas, conglomerados, arenitos, siltitos siltitos e argilitos.



ROCHAS BIOGÉNICAS

Formadas a partir de detritos orgânicos ou por materiais resultantes de uma acção bioquímica. São exemplos os biogénicos, os carvões, e os petróleos.




ROCHAS QUIMIOGÉNICAS

Formadas, essencialmente, por materiais resultantes da precipitação de substâncias em solução. São exemplos os calcários de precipitação, o sal-gema e o gesso.




REFLEXÃO

As rochas sedimentares possuem na sua constituição os minerais herdados da rocha preexistente que são estáveis à superfície e não sofreram desgaste, por exemplo, o quartzo. Estes minerais estão presentes, sobretudo, nas partículas dos sedimentos resultantes da desintegração da rocha-mãe – os clastos ou detritos. Para além destes, elas possuem ainda minerais de neoformação que resultam da meteorização química de minerais instáveis à superfície. Os constituintes químicos resultantes da transformação destes minerais instáveis da rocha preexistente são transportados em solução aquosa, podendo cristalizar e originar novos minerais que integram as rochas sedimentares, muitas vezes constituindo o cimento que as consolida.

Existe uma grande diversidade de rochas sedimentares resultantes das condições ambientais em que as mesmas se formaram. Apesar desta diversidade, é possível definir em relação à sua origem três grandes tipos de rochas sedimentares: as detríticas, biogénicas e quimiogénicas.

BIBLIOGRAFIA

Apontamentos do caderno de aula;

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Rochas Sedimentares - Classificação"

Enviar um comentário