Dobras e falhas - Deformações nas rochas

Deformação das rochas

TEMA: DOBRAS E FALHAS - DEFORMAÇÕES NAS ROCHAS

Em todo o globo se pode observar nas formações rochosas certas deformações, como dobras ou falhas, que alteram o aspecto natural da rocha. Mas porque acontecem estas deformações?

As rochas, devido a vários fenómenos, maioritariamente o movimento das placas tectónicas, ficam sujeitas a forças que podem distendê-las (distensão), comprimi-las (compressão) ou forças transversais (cisalhamento).

Ø Nas tensões compressivas, a rocha sofre uma diminuição do volume. Estas forças causam com que a rocha diminua horizontalmente, mas aumente verticalmente.

Ø Nas tensões distensivas, a rocha sofre um aumento de volume, aumentando na horizontal, embora diminuindo na vertical.

Ø Nas tensões cisalhantes, as rochas sofrem forças em direcções opostas, o que altera a sua forma e pode, tal como as outras tensões, conduzir á ruptura, caso ultrapasse o seu limite de plasticidade.

As rochas, quando submetidas a estas tensões, possuem 2 comportamentos distintos: O comportamento elástico e comportamento plástico. Normalmente, elas apresentam diferentes comportamentos consoante os regimes onde se encontram: A deformação pode ocorrer num regime dúctil ou num regime frágil.

Existem várias estruturas geológicas originadas por deformação; como por exemplo as dobras e as falhas.

..

Dobra

Uma dobra ocorre quando existem tensões compressivas a actuar na rocha, maioritariamente em regime dúctil. O material rochoso ultrapassa o seu limite de elasticidade, sendo por isso deformado, causando as dobras.

Falha

Uma falha é originada em regime frágil, por qualquer tipo de tensões. A rocha ultrapassa o seu limite de plasticidade, sofrendo então ruptura. As falhas costumam ocorrer de acordo com uma superfície de fractura ao longo da qual o ocorre o movimento dos blocos, denominado plano de falha. O rejecto é a distância que os blocos se distanciam entre si, sendo o bloco superior o tecto, e o bloco inferior o muro, em relação ao plano de falha.

.

As falhas podem ser de vários tipos:

  • Falha normal – o tecto desce em relação ao muro, por acção de tensões distensivas.
  • Falha inversa – o muro desce em relação ao tecto, por acção de tensões compressivas.
  • Falha de desligamento – são falhas em que os blocos se deslocam na mesma direcção, mas em diferentes sentido, por acçãode tensões cisalhantes.

.

Todos estes fenómenos acima referidos costumam demorar milhões de anos a ocorrer.

REFLEXÃO

Na Terra as rochas estão sujeitas a tensões provocadas pela mobilidade das placas litosféricas e pela pressão exercida pelas camadas das rochas suprajacentes. A tensão é a força exercida por unidade de área. Submetidas a estados de tensão, as rochas sofrem deformações originando falhas ou dobras. As tensões que actuam sobre as rochas podem ser compressivas, distensivas ou de cisalhamento.

BIBLIOGRAFIA

http://www.algosobre.com.br/geografia/dobras-e-falhas.html Manual de Geologia Diapositivos professor José Salsa, Cientic Preparar os testes



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Dobras e falhas - Deformações nas rochas"

Enviar um comentário